Buscar:   

Massagem tailandesa

Imprimir


A massagem tailandesa tradicional, descrita por muitos como uma experiência brutalmente agradável, é a terapia medicinal tailandesa mais famosa no mundo.

Extensa e altamente refinada, a massagem tailandesa tradicional combina características da massagem, ao trabalhar os músculos, da quiropraxia, ao movimentar o esqueleto, e da acupuntura, ao pressionar nervos, tendões e ligamentos, a fim de equilibrar as funções dos quatro elementos do corpo. Estes elementos são: terra (partes do corpo incluindo o esqueleto, músculos, veias, tendões e ligamentos); água (sangue e secreções); fogo (digestão e metabolismo); e ar (respiração e circulação).
Dentro do contexto da medicina tradicional tailandesa, um massagem terapeuta geralmente recomenda massagem tailandesa associada à farmacologia e, ou terapia psicoespiritual para o tratamento de um problema de saúde específico.
Porém, hoje em dia muitos tailandeses usam a massagem com o intuito de relaxar e previnir doenças muito mais do que como tratamento para um problema específico de saúde.
Existem escolas de massagem em toda a Tailândia, os interessados podem fazer cursos básicos que duram de uma semana a dez dias ou o curso completo, que inclui terapia tailandesa com ervas e medicina tradicional tailandesa, que tem duração de três anos. No Wat Pho, em Bangkok, fica a sede nacional de ensino e preservação da medicina tailandesa, incluindo a massagem. Lá também fica a principal escola de massagem tailandesa.
Para quem quer apenas experimentar a massagem tailandesa, existem muitas opções, uma delas é na escola de massagem no Wat Pho. Mas também é possível fazer uma ótima massagem nos Spas dos hotéis, praticamente todos os hotéis contam com um Spa, e também nas tendas nas praias que oferecem vários tipos de massagem à beira mar.
Se você está pensando em fazer uma massagem tailandesa tradicional, prepare-se, ao contrário da massagem sueca ou da californiana, que são feitas com movimentos suaves feitos com as mãos, a massagem tailandesa é forte e o terapeuta usa suas mãos, dedos, cotovelos, antebraços, joelhos e pés para pressionar muitos dos 72.000 meridianos do corpo humano. O corpo do cliente é puxado, esticado, torcido e pressionado. O objetivo é distribuir energia uniformemente em todo o sistema nervoso de forma a criar uma harmonia dos fluxos de energia física e equilibrar os quatro elementos do corpo.

Uma sessão de 1 hora de massagem tailandesa tradicional custa no mínimo 200 Baht.

Fontes: Lonely Planet – Tailândia e www.watpho.com


Fotos