Buscar:   

Cozinha tailandesa

Imprimir

Por ficar entre os caminhos que ligam a Índia, a China e a Oceania Asiática, a cozinha tailandesa incorporou muitos ingredientes e adaptou muitas técnicas usadas nesses lugares, isso sem falar na influência dos viajantes e comerciantes do Oriente Médio e do sul da Europa que passaram por suas terras e levaram seus temperos. Por centenas de anos a culinária tailandesa foi se fundindo e se adaptando a essas influências e hoje ela é reconhecida e apreciada no mundo todo. A gastronomia tailandesa, segundo uma pesquisa feita por agências de turismo em 25 países, em termos de excelência de cozinha, só fica atrás da França, da Itália e de Hong Kong.
A cozinha tailandesa consegue ser diferente em cada parte do país, isso devido ao clima e à agricultura de cada região.

Comida tailandesa -  algumas pessoas adoram a comida tailandesa já na primeira garfada, outras, resitem um pouco. A comida tailandesa pode ser muito picante. Alho e vários tipos de pimentas são usados em abundância. Quase todas as comidas são feitas com ingredientes frescos, principalmente as ervas. Alguns dos ingredientes mais usados, depois do alho e das pimentas, são: suco de limão, capim-limão e coentro. Esses ingredientes são responsáveis pelo sabor característico da comida tailandesa. Ainda são usados o caldo de peixe, feito com anchova, pasta de camarão, gengibre e leite de coco. O acompanhamento indispensável para qualquer prato tailandês é o arroz. Tanto que dizer “comer” em tailandês quer dizer “comer arroz” e o país é o maior produtor e exportador de arroz no mundo. Na Tailândia existem dezenas de tipos de arroz, tem arroz roxo, verde, amarelo… um mais gostoso do que o outro.

Ingredientes mais usados: açafrão da terra, açúcar de palma, alho, berinjela tailandesa, broto de feijão, caldo de ostra, caldo de peixe tailandês, carne de porco assada com molho barbecue, camarão seco, capim-limão, cebolinha, chalota, coentro, cogumelos, cominho, creme de coco, folhas de limão asiático, galanga, gengibre, leite de coco, lichia, limão asiático, mamão verde, manjericão tailandês, manga verde, molho de soja tailandês, noodles, pimenta vermelha, pimenta rosa (os grãos), pimenta verde (os grãos), repolho chinês, tamarindo e tofu.

Frutas: abacaxi, banana, carambola, durião, fruta do conde, goiaba, jaca, jambo, langsat, longan, manga, mangosteen, pomelo, rambutan, sapoti e tangerina.

Sobremesas: as sobremesas tailandesas mais elaboradas são geralmente preparadas com leite de coco e arroz. As sobremesas mais simples podem ser desde mandioca ou abóbora em calda até frutas típicas variadas.

Sorvetes: são muitos os sabores e as cores dos sorvetes tailandeses. Os sabores que mais chamam a atenção são os de chá verde e os que são feitos com as frutas típicas.

Água: na Tailândia a água servida nos restaurantes é purificada, mas a maioria das pessoas ainda pede água mineral engarrafada. Os hotéis costumam dar uma garrafinha de água por hóspede todos os dias. O consumo da água de torneira não é recomendado.

Café: o café típico tailandês é o café passado em coador de pano e adoçado com açúcar e leite condensado.

Chá: os chás mais consumidos na Tailândia são o chá da Índia, o chá preto e o chá chinês, o chá verde. Os chás tailandeses mais elaborados são saborizados com ingredientes como o jasmin, a lavanda, especiarias e leite. Os chás podem ser tomados quentes ou gelados.

Cerveja: as duas marcas mais famosas na Tailândia são a Singha e a Chang, esta última pertence à dinamarquesa Carlsberg.

Whisky: a bebida preferida dos tailandeses, muitas vezes mais barata do que a cerveja, é o whisky feito à base de arroz. A marca mais famosa é a Mekong.

Onde comer: para tomar café da manhã ou fazer uma refeição rápida as melhores opções são as banquinhas que vendem comida de rua e as bancas dos mercados. Para uma refeição barata mas com direito a um lugar em uma mesa, as opções são os pequenos restaurantes que servem refeições simples como sopas, noodles e pratos à base de curry. Para uma refeição típica, a dica é ir a um restaurante especializado em cozinha tailandesa.

O que comer: na Tailândia o costume é pedir vários pratos para serem dividos entre duas ou mais pessoas, exceto no caso dos pratos à base de arroz e de noodles. Uma refeição completa pode incluir um ou mais dos seguintes pratos: uma sopa, um prato à base de curry, um prato salteado, uma salada, molhos e muito arroz. Esses pratos são  servidos todos de uma só vez. Para finalizar a refeição, um prato de frutas típicas ou sobremesas feitas com arroz ou leite de coco.

Essa cozinha rica em sabores e cores vale a pena ser saboreada.

Fontes: Lonely Planet - Tailândia e Thai Cooking – Step-by-Step


Fotos