Buscar:   

Wat Pho - Tailândia

Imprimir

O maior e mais antigo templo budista de Bangkok.

O Wat Pho já foi restaurado algumas vezes mas a sua construção original começou no século XVI. O complexo tem uma área de oitenta mil metros quadrados e é cortado por uma estreita rua, a Thanon Chetuphon. Cada um dos lados é cercado por altos muros brancos. O lado mais interessante é o lado sagrado onde estão a maior imagem de um buda reclinado, a maior coleção de imagens de buda, uma biblioteca com escrituras budistas, uma escola de massagem, além de algumas capelas. No lado residencial há um mosteiro e uma escola budista.
O enorme buda reclinado ilustra a passagem do buda para o nirvana final. Esta imagem tem 46 metros de comprimento e 15 metros de altura. A imagem é toda folhada a ouro. Os olhos e as solas dos pés são decorados com madrepérola. Nas solas dos pés, pedaços de madrepérola foram usados para criar 108 cenas consideradas auspiciosas.
Ao longo dos corredores que ligam quatro capelas existem nada menos do que 394 imagens de buda. Essa é a maior coleção de imagens de buda.
A biblioteca guarda antigas escrituras budistas. Antigamente no local do Wat Pho existia um mosteiro e uma escola budista.
Hoje em dia a principal escola de massagem e medicina tradicional tailandesa encontra-se dentro da área do Wat Pho. Massagens e aulas de massagem são oferecidas aos visitantes.
Na capela principal existe uma linda imagem de um buda sentado em cima de um pedestal. Embaixo deste pedestal estão as cinzas do Rama I.
Ao visitar qualquer uma das salas deste templo preste atenção às pinturas das paredes e aos mosaicos feitos com pedaços de porcelana chinesa.

O Wat Pho é aberto ao público diariamente das 8h as 17h. O ingresso custa 20 Baht.
Para entrar em algumas áreas do templo, como o salão onde está a imagem do buda reclinado é necessário tirar os calçados.
A visita ao templo leva de 2 a 3 horas.
O Wat Pho fica na área Ko Ratanakosin. Esta é a parte mais antiga de Bangkok, nesta mesma área encontram-se o Grande Palácio e o templo Wat Arun.

Fontes: Lonely Planet – Tailândia e www.watpho.com


Fotos