Buscar:   

Folhado de queijo brie, presunto cru e figo

Imprimir


Esta mistura de sabores é surpreendente.

Ingredientes:
- manteiga derretida
- massa filo
- queijo brie ou camembert ou gorgonzola ou ainda queijo minas
- mel
- presunto cru
- figo

Como preparar:
- Pré-aqueça o forno a 200º C.
- Recorte duas folhas de papel manteiga do tamanho da assadeira.
- Unte uma das folhas com manteiga derretida. Coloque esta folha de papel manteiga nas costas da assadeira.
- Coloque em cima da folha untada uma camada de massa filo, pincele com manteiga, acrescente outra camada de massa filo, pincele com manteiga. Repita esta operação até obter uma pilha de 5 camadas de massa filo, todas pinceladas com manteiga.
- Corte a massa em quadrados de 5 X 5 centímetros. Cuide para não cortar o papel manteiga.
- Cubra com a outra folha de papel manteiga untada e outra assadeira. Esta assadeira servirá como peso e assim a massa ficará bem lisinha.
- Asse de 8 a 10 minutos ou até que a massa comece a dourar.
- Deixe esfriar e monte os folhados nesta ordem: massa filo, queijo brie, mel, massa filo, presunto cru, figo e massa filo. Decore com um fio de mel.

A massa filo depois de assada pode ser guardada em um pote ou saco plástico bem fechado por até 3 dias na geladeira. Quanto menos contato ela tiver com o ar e com a umidade mais tempo ela permanecerá crocante.
Se você não colocar o presunto cru, poderá servir esse folhado como sobremesa. Polvilhe açúcar confeiteiro antes de servir.

Todas as receitas do Delícia de Viver usam colheres e xícaras de medidas padronizadas. Para saber mais confira o video sobre o uso de medidores padronizados na coluna Receitas e Afins dowww.deliciadeviver.com.br.

Bom apetite!!

Correção: Antonia Pereira


Fotos