Buscar:   

Vinho Beaujolais Nouveau

Imprimir



Beaujolais Nouveau est arrivé!

O Beaujolais Nouveau 2009 acaba de chegar aos mercados e lojas especializadas. Este vinho jovial e de sabor frutado combina muito bem com pratos leves e sanduíches bacaninhas feitos com frios e embutidos. E, apesar de ser um vinho tinto, deve ser resfriado e servido a 13o C.

O Beaujolais é um vinho novo. Ele é o primeiro tinto da safra a ser comercializado. Todos os anos, na terceira quinta-feira do mês de novembro, mais de 60 milhões de garrafas saem da região de Beaujolais, na França e seguem para os melhores mercados de vinho do mundo. Esta tradição de ter uma data certa para o laçamento da safra surgiu pela necessidade do governo francês de regulamentar a comercialização deste vinho. O Beaujolais Nouveau começou como um fenômeno local nos cafés e bistros de Lyon e Paris mas logo ganhou o mundo. E isso se deve muito à tradição do lançamento e da corrida para ver quem será o primeiro a provar o primeiro tinto da safra. Outro fato que aumenta a curiosidade até o vinho chegar ao consumidor é que todos os anos ele tem um novo rótulo.

Na região de Beaujolais existe cerca de 4 mil viticultores que se dedicam exclusivamente à produção deste vinho feito com uvas Gamay. A produção deve seguir algumas normas, por exemplo, os cachos da uva devem ser colhidos à mão e o vinho deve ser feito através do processo conhecido como maceração semi-carbônica. E é essa técnica de fazer o vinho com os cachos inteiros da uva, e não somente com os grãos, e sem  extrair os taninos da casca da uva, que preserva o sabor leve e frutado.

O Beaujolais Nouveau 2009 que acabou de chegar aos mercados e lojas especializadas já está causando muito burburinho. Segundo grandes enólogos, a safra de 2009 é a melhor de todos os tempos. Então, não perca tempo, corra até o mercado e garanta a sua garrafa.

Fotos: www.winecountrytravel.com

Fotos