Buscar:   

Halloween

Imprimir


O dia das bruxas está chegando, prepare a sua fantasia!

Em países como os Estados Unidos, onde a comemoração do Halloween faz parte dos costumes e tradições, todos os anos as crianças esperam ansiosas pela chegada do dia 31 de outubro. Nesta data, meninos e meninas se transformam em vampiros, bruxas e o que mais a fantasia permitir para saírem pela vizinhança batendo de porta em porta pedindo doces. A palavra chave, ou melhor, a frase chave para fazer esse pedido e ser atendido é “trick or treat” que quer dizer “doces ou travessuras”. Como essas visitas são esperadas todas as famílias do bairro se preparam, recheiam as sacolinhas das crianças com guloseimas e nehuma travessura é feita.
Os adultos também festejam o Halloween. A noite é das festas à fantasia. Tem de tudo, das fantasias mais tradicionais, as mais criativas passando pelas mais, vamos dizer assim, provocantes.
Halloween é uma festa que está ganhando muita popularidade mundo a fora, mas você sabe a origem desta comemoração?
A origem do Halloween é muito antiga. Tudo começou com a celebração do festival celta de Samhain. Durante este festival o povo celta comemorava o final da colheita e se preparava para o início do inverno, um período escuro e de muito frio. Eles também acreditavam que neste dia, 31 de outubro, a barreira entre os vivos e os mortos se estreitava e que se os mortos voltassem muitas coisas ruins iriam acontecer neste período que se iniciava. Para espantar os mortos, eles faziam fogueiras e se fantasiavam e assim começou esta festa tão “macabra”.
Com o passar de centenas de anos a celebração desta data foi sofrendo alterações e foi se adaptando a novas crenças e culturas, mas uma coisa não mudou, o costume de se fantasiar e celebrar. Celebrar o que mesmo? Agora você já sabe.

Happy Halloween!!

Correção: Antonia Pereira


Fotos