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Atividades físicas, como começar

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Dê uma olhada nestas dicas antes de começar a praticar uma atividade física.

Caminhar, correr, pedalar, nadar, surfar, escalar... existem tantas maneiras de fazer uma atividade física, uma delas vai te conquistar. Mas não vá sair por aí correndo 10 quilômetros no primeiro dia. Antes de começar confira algumas dicas para o início saudável de uma atividade física. O texto foi escrito por Kathlen Philippi, responsável técnica pela Academia Actus em São José, Santa Catarina.

"Estilo de vida e saúde

Poucas coisas na vida são mais importantes do que a saúde. E poucas coisas são tão essenciais para a saúde e o bem estar como a atividade física.

A saúde é um de nossos atributos mais preciosos. Mesmo assim, a maioria das pessoas só pensa em manter ou melhorar a saúde quando esta se acha ameaçada mais seriamente e os sintomas de doenças são evidentes.

O estilo de vida é o conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida das pessoas.

O organismo humano foi construído para ser ativo. Nossos ancestrais eram muito ativos por necessidade. Nas civilizações modernas, a mecanização a automação e a tecnologia dos computadores nos têm eximido, em grande parte, das tarefas físicas mais intensas no trabalho e nas atividades da vida diária.

Tome iniciativa: Envolva-se, divirta-se e trabalhe por sua saúde positiva. É o melhor seguro para uma vida com qualidade. O equilíbrio entre tudo o que gostaríamos e o que deveríamos fazer em nossa vida parece ser o melhor caminho para uma vida com mais qualidade, agora e principalmente nos anos por vir.

O estilo de vida corresponde ao conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, valores e oportunidades das pessoas. Estas ações têm grande influência na saúde geral e qualidade de vida de todos os indivíduos. Portanto, algumas dicas sobre

·  Nutrição: sua alimentação diária deveria incluir pelo menos 5 porções de frutas e hortaliças; evitar ingerir alimentos gordurosos; fazer 4 a 5 refeições variadas ao dia, incluindo café da manha completo.

·  Atividade Física: Realizar ao menos 30 minutos de atividades físicas moderado-intensas, de forma continua ou acumulada, 5 ou mais dias na semana; ao menos duas vezes por semana você deveria realizar exercícios que envolvam força e alongamento muscular, utilizando roupas leves e confortáveis e se possível ingerir 250 ml antes da prática e sempre que sentir sede.

·  Comportamento preventivo: Conhecer sua pressão arterial, seus níveis de colesterol, e procurar controlá-los; Evitar o fumo e a ingestão de álcool.

·  Controle do Stress: reservar tempo (ao menos 5 minutos) todos os dias para relaxar.

A inatividade física representa uma causa importante de debilidade, de reduzida qualidade de vida e morte prematura nas sociedades contemporâneas, particularmente nos países industrializados. Nos EUA, estima-se que cerca de 200 mil mortes/ano possam ser atribuídas ao estilo de vida sedentário, o que faz deste comportamento uma das principais causas de morte.

Para a atividade física trazer benefícios à saúde, ela pode ser realizada de forma continua (30-45 minutos de uma vez) ou acumulada em duas ou três oportunidades ao longo do dia. Por exemplo: pode-se caminhar 30 minutos de uma só vez , fazer 3 caminhadas de 10 minutos num dia, ou ainda caminhar , dançar e lavar o carro por mais 10 minutos.

Segundo o centro de prevenção de Doenças e o colégio Americano de Medicina Esportiva dos EUA (Pate ET AL., 1995): todo adulto deve acumular 30 minutos ou mais de atividades físicas moderadas na maioria dos dias da semana, ou diariamente de preferência.

Segundo o relatório do Surgeon General (USDHHS, 1996): o gasto energético semanal em atividades físicas deve ser superior a 1000 kcal ou aproximadamente 150 kcal por dia.

Algumas precauções para um início saudável. Para evitar dores musculares, lesões e desestimulo, é importante que se inicie com doses pequenas e aumente gradualmente a atividade física realizada. Isto é particularmente importante para pessoas sedentárias que decidem iniciar uma pratica regular de exercícios.

Manter uma vida ativa, mas não exaustiva. Os exercícios regulares, a prática de esportes e uma vida que envolva caminhadas freqüentes são opções inteligentes e agradáveis para uma vida mais saudável. Escolher alimentos de maneira inteligente. Uma dieta rica em frutas e verduras, com grande diversidade e baixos níveis de gordura saturada, parece ser a melhor opção.

5 porções de frutas e verduras em sua alimentação lhe proporcionam: fibras que mantém a regularidade e o bom funcionamento intestinal, e auxiliam na prevenção do câncer de intestino. Vitaminas e minerais, fundamentais para as funções vitais e prevenção de doenças. Antioxidantes contra o envelhecimento precoce, muitos nutrientes e poucas calorias, economia e muito sabor.

5 sessões de 30 minutos de atividade física moderada por semana lhe proporcionam: mais disposição, no trabalho e no lazer; menor risco de doenças do coração, osteoporose, obesidade, diabetes, certos tipos de câncer e depressão; ajuda no controle do peso corporal; bem estar; oportunidade para encontrar pessoas e descontrair.

5 minutos para você a cada dia podem lhe proporcionar: relaxamento das tensões diárias; um momento de espiritualidade e paz; um estado de equilíbrio orgânico; harmonia com o mundo a sua volta; sensação de bem-estar.".

Bibliografia: ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA. Markus Vinicius Nahas. Terceira Edição. 2003. Londrina.

Correção: Antonia Pereira



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