Buscar:   

Bolo - dicas gerais

Imprimir


Depois de ler estas dicas, seus bolos vão ficar sempre fofinhos e deliciosos!
A arte de fazer um delicioso bolo pode e deve ser muito simples, basta seguir precisamente a receita e as seguintes dicas:

Na hora de preparar e assar o bolo

Leia e entenda o passo a passo da receita.

Certifique-se de que você tem uma fôrma do tamanho indicado na receita. O uso de fôrmas metálicas, como as de alumínio ou as de inox, deixa o bolo mais macio e com a crosta mais clarinha. Tome cuidado ao usar fôrmas de vidro ou de material antiaderente. Estas fôrmas absorvem mais calor. Neste caso reduza a temperatura do forno em 32 graus Celsius.

Separe e messa os ingredientes. Use ovos e manteiga em temperatura ambiente, a não ser que a receita indique o contrário.

Pré-aqueça o forno.

Unte e enfarinhe a fôrma, a não ser que a receita indique que a fôrma não deva ser untada e enfarinhada.

Prepare a receita seguindo o passo a passo.

Asse o bolo na grade do meio do forno, a não ser que a receita indique outra posição. Se assar duas fôrmas ao mesmo tempo, deixe um espaço entre elas.

Asse o bolo durante o tempo indicado na receita. Espete um palito de dente no centro do bolo para saber se ele está completamente assado. Se o palito sair limpo ou com apenas alguns farelos secos, isso que dizer que o bolo está pronto. Se o palito sair molhado, retorne o bolo ao forno. Faça o teste novamente depois de 2 minutos.

Deixe o bolo amornar dentro da fôrma e em cima de uma grade.

Desenforme o bolo e deixe-o esfriar completamente em cima de uma grade.

 

Na hora de decorar o bolo

Se for cortar o bolo em camadas, use uma faca de serra.

Forre as bordas do prato onde irá montar e servir o bolo com tiras de papel manteiga. Assim, se parte do recheio ou dos confeitos cair na hora da montagem do bolo, o prato não irá sujar.

Coloque o bolo no prato onde será montado, recheie e cubra.

Puxe com cuidado as tiras de papel manteiga.

 

Na hora de guardar o bolo

Bolos sem cobertura e sem recheio podem ser mantidos em temperatura ambiente. Certifique-se de que o bolo tenha esfriado completamente na grade antes de transferi-lo para um prato ou travessa. Cubra com filme plástico para evitar que o bolo resseque.

Bolos com cobertura podem ser mantidos em temperatura ambiente, mas devem ser guardados em travessas próprias para armazenar bolo. Se você não tiver um destas travessas, coloque o bolo em um prato e cubra com uma travessa alta, assim a cobertura ficará perfeita e o bolo não irá ressecar.

Bolos com recheio e cobertura a base de manteiga e creme de leite devem ser guardados na geladeira e devem ser cobertos da mesma maneira que os bolos com cobertura.

 

Na hora de congelar o bolo

Bolos sem cobertura podem ser congelados por até seis meses. Enrole bem o bolo com filme plástico e congele.

Bolos com cobertura, com ou sem recheio, também podem ser congelados. Coloque o bolo em um prato ou fôrma e leve ao freezer até congelar. Enrole o bolo com filme plástico e retorne ao freezer.

 

Na hora de descongelar o bolo

Retire o filme plástico e deixe o bolo descongelar na geladeira.

 

Bom apetite!

 

Correção: Antonia Pereira



Fotos